terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Preparativos para a inauguração - 1953


Fundar uma emissora de televisão: esse era o sonho de Paulo Machado de Carvalho. Primeiro veio a Tupi, empresa de radiodifusão fundada pelo empresário Assis Chateaubriand, paraibano radicado em São Paulo. As imagens em preto-e-branco da TV Tupi se convertiam em sonhos que mais tarde se traduziriam em realidade com a inauguração do mais novo e ousado empreendimento de comunicação no País na época: a futura TV Record, atualmente a emissora mais antiga em funcionamento no Brasil.

A Record, nos anos 60, tinha um privilégio: possuía um invejável cast de atores, comediantes e apresentadores. Hoje, a sede da Rede Record funciona na Barra Funda, onde eram os estúdios da falida TV Jovem Pan, mas o prédio que abrigou a antiga sede da emissora, na avenida Miruna, em Congonhas, São Paulo, foi sem dúvida um dos primeiros do País planejados para abrigar uma estação de TV, e não adaptado, como as demais. Dois dos maiores nomes da casa naqueles tempos eram Hebe Camargo e Ronald Golias. Hebe apresentava um programa semanal de entrevistas, variedades e músicas, de grande audiência. Golias, como comediante, participava ativamente dos programas humorísticos da emissora, com destaque para 'A Família Trapo'.

Veja, abaixo, o vídeo que retrata a história da TV Record, desde os primórdios de sua inauguração, até os dias atuais, como um marco na história da TV Brasileira.




Partiu da emissora a idéia de reunir os dois, numa série de teleteatros de grandes obras da literatura, num tom de humor. Intepretaram muitas histórias, entre elas as peças de teleteatro 'Romeu e Julieta', 'César e Cleópatra' e 'A Dama das Camélias'. O resultado dessa mistura foi um show de humor, com direito a inúmeros cacos do Golias, e sonoras risadas da Hebe. A química entre os dois era inegável e impagável.



O teleteatro - uma mistura de televisão + teatro - e os grandes festivais de música da TV Record na época atraiam o público e conquistava cada vez mais o bom gosto dos telespectadores, e isso se refletia na audiência. Como o aparelho televisor era caro na época, só os que tinham maior poder aquisitivo tinham condições de tê-lo. Era comum ver diversas pessoas reunidas junto a um só televisor, para acompanhar a programação. No Nordeste, alguns "televizinhos" ficavam na janela do vizinho assistindo a programação. O problema é que alguns incovenientes permaneciam até o fim das transmissões.



E exatamente no dia 27 de setembro de 1953, às 20:53 horas, a Televisão Record inicia suas transmissões e faz a abertura de sua programação com o programa musical "Grandes Espetáculos União", apresentado por Blota Júnior e Sandra Amaral, que logo torna-se líder de audiência. A emissora era de propriedade da família Machado de Carvalho, da fundação até o final dos anos 1980, quando foi vendida para a Igreja Universal. Os equipamentos da empresa, nos seus anos iniciais, foram importados da Europa e chegaram ao Brasil por meio do Porto de Santos, São Paulo.

Fotos: www.tudosobretv.com.br
Vídeo: Rede Record

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua crítica, sugestão, elogio. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.