domingo, 26 de junho de 2011

Depois da inauguração, os desafios...

Manter uma emissora de TV nos anos em que ela começou a dar seus primeiros passos no Brasil não era uma tarefa fácil. Isso porque era uma missão difícil estabelecer uma programação equilibrada que correspondesse ao bom gosto e à satisfação do público, cada dia mais exigente. Com o surgimento de novas redes de televisão no País, ia ficando cada vez mais restrito e disputado o bolo comercial entre as televisões. Era preciso criatividade, comprometimento e imaginação para se dedicar exclusivamente ao trabalho de levar informação e entretenimento a casa dos telespectadores.

Devido às limitações técnicas, o trabalho dentro e nos bastidores de um estúdio chegavam a ser cansativos e fadigantes, mas o resultado na tela da TV era gratificante. Como ainda não existia videoteipe nos anos 50 (quando a TV Record foi inaugurada) e era muito difícil gravar na época, os programas eram transmitidos ao vivo. Errar não fazia parte da programação, então antes das filmagens eram necessárias horas de ensaios até que se atingisse o resultado esperado. Ainda assim, muitos atores deixavam escapar um erro de gravação, e o improviso era uma maneira de contornar a situação.

No início de operações da emissora paulista, foram transmitidos programas de destaque, entre eles um musical que se consagrou exibindo artistas célebres como Nat King Cole, Charles Aznavour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrich, além de programas esportivos, teatrais, humorísticos e jornalísticos. 

Na programação infantil, o seriado "Capitão 7" foi um ícone da emissora representando a numeração do seu canal, pois, inicialmente, sua concessão operava no canal-7. O programa fez a alegria de muitas crianças, e ficou no ar durante doze anos. Era apresentado pelos atores Ayres Campos e Idalina de Oliveira, e era inspirado na história de uma criança que era sequestrada por alienígenas e levada até o sétimo planeta (daí seu codinome), onde cresceu aprimorando corpo e mente. Quando adulto, o rapaz retorna à Terra e descobre ter poderes de um herói quando se encontra em situações de perigo.

Foto: tvpiratinicanal5rs.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua crítica, sugestão, elogio. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.